MEDIADOR EXCLUSIVO AÇOREANA SEGUROS
Telefone: 912248021
E-mail:antonioviegas@sapo.pt
Escritório em Velas
Responsável : Natália Pereira
Tel: 295430050
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E-mail:antonioviegas@sapo.pt
Escritório em Velas
Responsável : Natália Pereira
Tel: 295430050
Assembleia Geral | |
Dr. Eduardo da Silva Vieira | Presidente |
Dr. Ricardo José Macedo Ferreira | Secretário |
Conselho de Administração | |
Dr. Joaquim Filipe Marques dos Santos | Presidente |
Eng. Diogo António Rodrigues da Silveira | Vogal |
Dr. Carlos David Duarte de Almeida | Vogal |
Eng. Eduardo Augusto da Fonseca Marques | Vogal |
Dr. Pedro Schiappa Pietra Ferreira Cabral | Vogal |
Dr. José Carlos Carvalho Brites | Vogal |
Dr. Paulo Humberto Marques Pinto Balsa | Vogal |
Dr. João Carlos Neves Ribeiro | Vogal |
Eng. Joaquim Aníbal Rodrigues de Carvalho | Vogal |
Conselho Fiscal | |
Dr. Fernando Mário Teixeira de Almeida | Presidente |
Dra. Vanda Maria Marcelino de Melo | Vogal |
Dr. Carlos Alberto Costa Martins | Vogal |
Sr. Rui Manuel Braga de Almeida | Suplente |
Revisor Oficial de Contasl | |
Ernst & Young Audit & Associados, S.A., SROC, representada pelo Dr. João Carlos Miguel Alves | |
Comissão Executiva | |
Eng. Diogo António Rodrigues da Silveira | Presidente |
Eng. Eduardo Augusto Fonseca Marques | Administrador |
Dr. José Carlos Carvalho Brites | Administrador |
Dr. Paulo Humberto Marques Pinto Balsa | Administrador |
Dr. João Carlos Neves Ribeiro | Administrador |
Eng. Joaquim Aníbal Rodrigues de Carvalho | Administrador |
Diogo António Rodrigues da Silveira | |
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Presidente da Comissão Executiva da Companhia de Seguros Açoreana desde 31 de Janeiro de 2008;
Administrador Banif - Banco Internacional do Funchal, SA desde Maio de 2007; Administrador Banco Comercial dos Açores, SA desde Maio de 2007; Administrador Banif Imobiliária, SA desde Maio de 2007; Administrador BanifServ - Empresa de Serviços e Tecnologias de Informação, ACE, desde Dezembro de 2007. |
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- MBA INSEAD - França
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2005-2007 :
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Vogal do Conselho de Adminstração e Presidente da ONI SGPS em Portugal e Espanha;
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2002-2005 :
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Vogal do Conselho de Adminstração da Sonae Indústria, SGPS
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1999-2002 :
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Vogal e Vice-Presidente Executivo da Sonaecom
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1999 :
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Vogal da Sonae Distribuição
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1998 :
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Vogal da Sonae SGPS
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1989-1998 :
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Mckinsey & Co - Eleito sócio em 1996
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1985-1988 :
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Director de Vendas e Marketing na Shin Etsu Handotai
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1984-1985 :
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Engenheiro de Desenvolvimento da Technicatome/Areva Group
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Eduardo Augusto Fonseca Marques | |
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Administrador da Comissão Executiva da Companhia de Seguros Açoreana desde 2000.
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- Licenciatura em Engenharia Civil, ISEL |
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1996-1999 :
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Director geral dos Ramos Reais, Companhia de Seguros AÇOREANA e OCEANICA. Acumula a função de Administrador da Companhia de Seguros OCEANICA entre 1997-1999
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1994-1996 :
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Administrador, O TRABALHO Companhia de Seguros
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1991-1994 :
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Director Coordenador Técnico - Ramos não Vida, O TRABALHO Companhia de Seguros
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1990-1991 :
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Director Comercial, O TRABALHO Companhia de Seguros
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1988-1990 :
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I & D Inovação e Desenvolvimento, O TRABALHO Companhia de Seguros
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1985-1988 :
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Chefe de Serviços, O TRABALHO Companhia de Seguros
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1983-1985 :
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Chefe de Secção, O TRABALHO Companhia de Seguros
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1979-1983 :
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Técnico Analista de Riscos, O TRABALHO Companhia de Seguros
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José Carlos Carvalho Brites | |
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Administrador da Comissão Executiva da Companhia de Seguros Açoreana, desde 2007.
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- Licenciatura em Gestão de Empresas, ISLA. - Pós-Graduado em Gestão de Seguradoras e Fundo de Pensões pela Universidade de Barcelona |
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2003-2007 :
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Director Geral da Direcção Geral de Auditoria e Qualidade da Companhia de Seguros Açoreana
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2001-2003 :
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Director Geral da Direcção Geral Financeira das Companhias de Seguros Açoreana SA, O Trabalho SA e O Trabalho Vida SA
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1998-2001 :
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Director Coordenador da Direcção de Auditoria Interna das Companhias de Seguros Açoreana SA, Oceânica SA, O Trabalho SA e O Trabalho Vida SA
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1997-1998 :
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Director Administrativo e Financeiro da MBB Teixeira, SA
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1995-1996 :
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Director Financeiro da Lusomundo SGPS, SA
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1989-1995 :
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Director Administrativo e Financeiro da Compta
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1988-1989 :
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Auditor Interno dos Hoteis D.Pedro - Grupo Saviotti
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1986-1988 :
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Auditor e Consultor da KPMG
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Paulo Humberto Marques Pinto Balsa | |
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Administrador da Comissão Executiva da Companhia de Seguros Açoreana, desde 2007.
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- Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas pelo I.S.C.T.E |
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1996-2007 :
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Director Geral da Alico AIG Life Portugal e Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da I.B.C.O - Gestão de Patrimónios, SA
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1995-1996 :
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Director Geral do Grupo AEGON
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1993-1995 :
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Adjunto do Director Geral da Alico AIG Life
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1991-1993 :
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Director Coordenador da Companhia de Seguros Tranquilidade
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1978-1991 :
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Director Geral Adjunto da Assicurazioni Generali, SpA e Membro do Comité Executivo da Generali Vida - Companhia de Seguros, SA
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João Carlos Neves Ribeiro | |
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Administrador da Comissão Executiva da Companhia de Seguros Açoreana, desde 2008.
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- MBA INSEAD - França - Licenciatura em gestão de Empresas pela UCP |
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2006-2008 :
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Administrador da Comissão Executiva da Companhia de Seguros Tranquilidade.
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2005-2008 :
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Administrador da PME Investimentos
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2005-2006 :
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Assessor da Comissão Executiva e Director Coordenador da Companhia de Seguros Tranquilidade
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2004-2005 :
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Vice-Presidente, Capgemini
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2003-2004 :
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Partner, A.T. Kearney
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2001-2002 :
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Partner, Diamondcluster
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1998-2000 :
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Administrador, Atlantis S.A.
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1994-1998 :
|
Director Coordenador, Companhia de Seguros Tranquilidade
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1988-1994 :
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Associate, McKinsey & Company
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Joaquim Aníbal Rodrigues de Carvalho | |
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Administrador da Companhia de Seguros Açoreana,
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Administrador Global - Companhia de Seguros
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Administrador Global Vida – Companhia de Seguros de Vida, SA
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- Engenharia Téc. de Electrotecnia do ISEC |
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2005-2009 :
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Administrador da Global – Companhia de Seguros, SA e da Global Vida – Companhia de Seguros de Vida, SA.
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2009-2010 :
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Administrador Comercial e Técnico Não Vida e Administrador Comercial Vida.
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1998-2005:
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Director Geral na Global – Companhia de Seguros, SA,
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1993-1998 :
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Director Coordenador na Global – Companhia de Seguros, SA .
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1992-1993 :
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Director Técnico não Vida e Director Coordenador Comercial na Companhia de seguros La Union y el Fénix (Grupo Banesto).
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1991-1992 :
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Director Coordenador Comercial na Companhia de seguros La Union y el Fénix (Grupo Banesto).
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1990-1991 :
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Director Comercial na Companhia Europeia de Seguros (Grupo Winterthur).
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1987-1990 :
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Director Técnico na Companhia Europeia de Seguros (Grupo Winterthur).
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1983-1987 :
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Quadro Técnico na Fidelidade-Grupo Segurador
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A Gestão de Reclamações na Açoreana
A política de Gestão de Reclamações, em vigor na Açoreana, tem como principal objectivo contribuir para a criação de ambiente organizacional focado no Cliente, proporcionando aos reclamantes um meio transparente, fácil de utilizar e gerador de respostas efectivas, através do qual possam manifestar a sua insatisfação, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade de serviços da Açoreana.
Este documento e as respectivas directrizes contam com o envolvimento e compromisso da Gestão de topo da Açoreana, através da adequada obtenção e aplicação de recursos, incluindo a formação de colaboradores, para um melhor reconhecimento e tratamento das necessidades e expectativas dos reclamantes.
Neste sentido, é disponibilizado um processo aberto, eficaz e fácil de usar, que permite realizar uma melhor análise e avaliação de reclamações, com o objectivo de optimizar a qualidade dos produtos e o serviço prestado ao cliente Açoreana, através da realização de auditorias constantes, que comprovem a eficácia e eficiência do processo.
Este regulamento aplica-se a toda a actividade da Açoreana em território português, com excepção da gestão de fundos de pensões.
Princípios Orientadores
A política de Gestão de Reclamações da Açoreana aposta na Visibilidade e Acessibilidade da informação disponibilizada aos seus clientes, colaboradores e outras partes interessadas.
Os reclamantes têm Acesso Gratuito a todo o processo de reclamações.
Com este documento, a Companhia reforça a sua Capacidade de Resposta, que se quer pronta e adequada à respectiva urgência, e, em simultâneo, fomenta um Tratamento Objectivo, equitativo e imparcial, de todas as reclamações.
A estes objectivos soma-se o da manutenção da Confidencialidade da Informação de cada reclamante, ou seja, as informações pessoais e identificáveis só estão disponíveis, exclusivamente para tratamento do processo, por parte da Açoreana, do seu Provedor do Cliente e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Para assegurar que são produzidas todas as acções e decisões necessárias ao bom tratamento de reclamações, a Açoreana criou o Núcleo de Gestão de Reclamações, de forma a dar continuidade ao processo de Melhoria Contínua dos seus serviços e produtos.
Como Proceder
Os clientes Açoreana, ou outros interessados, que desejem enviar uma reclamação para a Açoreana podem fazê-lo através dos seguintes meios:
Dados Necessários
Para uma maior celeridade e optimização da gestão de reclamações, as comunicações devem incluir o nome completo do reclamante, a qualidade em que reclama (segurado, beneficiário ou terceiro), informações de contacto (morada, telefone, e-mail ou qualquer outro meio), e um número de um documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Carta de Condução/Passaporte). Os clientes devem enviar uma descrição dos factos, que originaram a reclamação, com a identificação de intervenientes, a data da ocorrência, bem como a apresentação da solução pretendida.
Nas reclamações deve constar igualmente a data e o local (ex.: Lisboa, 21 de Setembro de 2009), o número de apólice/processo de sinistro (caso aplicável) e podem ser anexados documentos com relevância para o caso apresentado.
O documento deve ainda estar assinado, como forma de validação, e confirmação, do seu autor.
Na ausência destes elementos, excepto no caso da não apresentação da solução pretendida, a Açoreana convida o reclamante a completar os dados em falta, no prazo de dez dias. A contagem de prazos de resposta abaixo indicados, para todos os efeitos, apenas terá início após a prestação efectiva das informações em falta.
Nos termos normas regulamentares em vigor, a Açoreana Seguros poderá recusar a aceitação de reclamações nos seguintes casos:
Prazos de resposta
A Companhia compromete-se a cumprir os prazos de resposta às reclamações, que são de 20 dias de calendário para os casos gerais e de 30 dias sempre que se considere que o tratamento da reclamação é claramente complexo, e salvo se legalmente estiver previsto um prazo mais curto.
Todos os documentos desta natureza são registados e arquivados, através de uma aplicação específica, preparada para este efeito.
Disponibilização de informação
Sempre que solicitado por escrito, pelo reclamante ou seu representante legal, a Açoreana Seguros disponibiliza a informação relevante do processo de reclamação, nomeadamente as cópias dos documentos entregues e o normativo legal que suporta a decisão da Companhia.
Outras informações
Pode ainda dirigir as suas reclamações ao Instituto de Seguros de Portugal – Av. Republica 76, 1600-205 Lisboa.
Colaboração com o Provedor do Cliente
A Açoreana faculta, sempre que solicitado pelo Provedor do cliente, ou por qualquer organismo de resolução extrajudicial, as informações necessárias referentes a estes processos.
A Açoreana é aderente do CIMPAS – Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros assim como a respectiva página: www.cimpas.pt